terça-feira, 18 de agosto de 2015

PROGRAMA QUADRIPOLAR | 5 spots a visitar este Verão em Cascais


Depois de uma longa travessia no deserto, Cascais começa a dar sinais de retoma, voltando ao charme a que sempre nos habituou, não abdicando de se afirmar como uma vila mas recuperando algum frenesim urbano de outros tempos (áureos),

Esta semana, por motivos de trabalho, tivemos que ficar por Lisboa e aventurámo-nos a explorar (com tempo e olhos de turista) a nossa própria terra. 

Estes são os 5 lugares que consideramos imperdíveis para visitar em Cascais este Verão:

1- Cidadela de Cascais

A Cidadela demorou algum tempo a afirmar-se e a ganhar identidade própria junto dos munícipes. Visitá-la é, agora o prazer da expectativa de sabermos que nos vamos surpreender sempre, mesmo que lá tenhamos estado há uma semana.
Como entrada recomendamos o usufruto da esplanada da Taberna da Praça numa refeição que promete entusiasmo e cor, de prato principal sugerimos deixar as as crianças correr na praça que dá nome ao restaurante e explorar a árvore encarnada ou os binóculos de Gulliver e como sobremesa deixar-se surpreender pelo cartaz cultural da vila. Neste momento descendo ali ao lado a baía, as festa do Mar prometem ritmo e alegria.

2- Livraria Dejá Lu

A Livraria Dejá Lu, 100% solidária, no primeiro andar do restaurante é, provavelmente a surpresa mais "wow" de todas. Com uma decoração irrepreensível, uma caixa de Pandora de livros em segunda mão por descobrir, um espaço que convida a que se fique sem pressas numa visita que se espreguiça entre caixas de vinho e livros, voluntários simpáticos e um espaço para os miúdos folhearem sem pressões, paredes que falam com palavras escritas e a certeza que, no final, a receita das vendas reverte na totalidade a favor da Asociação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

3- Exposição World Cartoon Press 2015

Pela primeira vez, Cascais acolhe o World Press Cartoon num ano especialmente importante não só pelo rescaldo do massacre à equipa do Charlie Hebdo como pelo facto deste ano o vencedor do Prémio do World Press Cartoon (WPC) 2015 ter sido um português. Assim, é possível ver ao vivo, também no espaço da Cidadela de Cascais, a ilustração de André Carrilho com uma imagem sobre o vírus ébola entre tantos outros cartoon igualmente surpreendentes.  A não perder!

4- As renascidas Avenida Valbom e Rua Direita

A Rua Direita é o coração de Cascais e temos pena que, nos últimos anos, se tivesse vindo a descaracterizar com o fecho de algumas míticas lojas de comércio tradicional (como o Tchipepa) e a proliferação de lojas de souvenirs com produtos importados do oriente. No entanto, a Rua Direita ganhou uma Piriquita (e pronto, o melhor de dois mundos: os travesseiros mais deliciosos de que há memória a poderem ser saboreados no muro da praia da Rainha), transferiu o seu Tchipepa para o Visconde da Luz (falta a mítica rampa mas concedemos desde que não acabem os gelados da minha infãncia), manteve o melhor restaurante indiano de que há memória (Masala) e ganhou a Amorgueria, o restaurante de hamburguers mais cool do Mundo. Por seu lado, a Avendida Valbum concorre com uma Nutelleria, naquele que passa a ser o quarteirão mais guloso da vila.

5-House of Wonders 

Não é apenas um café com o terraço mais acolhedor de Cascais (e com mais alma). Também não é só uma galeria com loja incluída numa profusão de cores, frutos, elementos da natureza e texturas e sabores. Muito menos se cinge ao espaço do restaurante vegetariano com sabores do Médio Oriente, com uma esplanada soalheira durante o dia e com uma brisa fabulosa ao entardecer. A House of Wonders é tudo isto e mais alma, o segredo mais eclético e bem guardado pelos cascalenses.  A não divulgar massivamente, se faz favor, sob pena de se acabar o meu descanso. 


Há imagens destes espaços no Instagram (@quadripolaridades)

1 comentário:

estrela disse...

nada como a minha bela terra para passar uns dias, Cascais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...