quinta-feira, 14 de novembro de 2013

É a pronúncia de... Lisboa?

Eu, lisboeta de gema, urbanogeocentrada, sempre achei muita graça às pronúncias, partindo do pressuposto que todos os sítios fora de Lisboa têm uma pronúncia própria e eu, a urbanogeocentrada alfacinha, não tenho, obviamente, pronúncia nenhuma. Pronúncia é para as gentes de todos os sítios, excepto para os nascidos na capital do Império. 
Ora, a coisa começou a ser questionada cá em casa quando mámen reparou que eu dizia "coâlho" e não "coélho". Apontava sempre esta evidência quando vinha à baila a conversa de que ele não tem pronúncia "açoriana" ao que ele defendia que cada ilha tem a sua pronúncia, e ele conserva a de S. Jorge, com muito orgulho e que falar numa pronúncia açoriana é tão disparatado como falar de uma pronúncia continental. Todos os meus amigos lisboetas têm a convicção que não há pronúncia alfacinha e mámen lança sempre a piada da antiga senhoria, a D. Bina, que aos domingos ia "de táxe aos Jirónimos". 
Deixei de cozinhar pratos com coelho, só por causa das tosses. 
Há quase um mês estive no Porto. A minha amiga Isabelinha, muitas vezes, não entendia à primeira o que eu dizia. Achei que era por falar muito rápido mas, aparentemente não: tenho pronúncia de lisboeta, fecho mais a boca quando articulo as palavras e fecho as vogais- disse-me ela. Ignorei: falo de boca fechada para não entrar mosca nem sair grande asneira- relativizei. 
Depois, recebi uma mensagem da Joana que conheci no Oporto Kids Market, leitora deste blog, afirmando que "depois de me conhecer passou a ler os meus posts com a minha pronúncia". Maaaaaauuuu! Querem lá ver?! Pronúncia tem a Sónia, alentejana de gema, tem a Luisinha, minhota dos três costados e tem mámen, açoriano de uma figa. 
Gente da minha terra, expliquem lá a esta gente, de uma vez por todas que os lisboetas não têm pronúncia, ó sáxavor!

65 comentários:

J.B. disse...

Eu cá sou meio, meio. Meio alfacinha (costela do pai) e cá residente, e meio marinhense (Marinha Grande). E digo-te, os alfacinhas têm, de facto, pronúncia. Não é uma coisa acentuada, mas sim - sófa, coâlho, joâlho, orâlha, em vez de coelho, joelho e orelha e afins, é só aqui na capital, mesmo. Eu vejo-me grega. Quando vou à santa terrinha levo nas orElhas, por dizer orAlha, e chego cá gozam comigo porque venho a falar à "marmoto" ;)

Há peculiaridades em todo o lado.

Beijinhos

Secretária Encantada disse...

Eu até gostava de explicar.. lá bem alfacinha sou eu. Mas pronto, já vivi em Viseu, no Porto e a família é em parte alentejana e a minha amiga Ana do Porto, também diz que temos pronúncia ou vá... um modo próprio de falar que eles vêem a léguas- diz ela. Eu continuo como tu, achando que isso das pronuncias (que eu adoro e fixo e me sai da boca cada vez que alguém me fala com pronuncia, pega-se em mim!) não se enquadra em nós alfacinhas, mas fazer o quê? Deixá-os lá ficar com os pedais pahh!!! :D

Liliana Maciel disse...

"naum estoou a intendere aonde queres chegare, mas pronto, ta benhe, és manhe e eu relatibizo tambenhe!" :)

Maria João Coutinho disse...

Os lisboetas têm pronúncia, não se apercebem que a têm e adoram gozar com todos os outros que têm pronúncia! Por estarem na capital do império, esquecem-se de olhar para eles primeiro!!
Opinião de uma tripeira, farta de ouvir comentários parvos de colegas de trabalho de Lisboa, sempre prontos a gozar!
A distiñção que faço é que os lisboetas dizem "ôôô",sons fechados e os tripeiros dizem "óóó", de boca bem aberta!!!

Beijos e parabéns pelo blog...ADORO!!

Moustache et Chignon disse...

Com conhecimento de causa falo: O meu pai é lisboeta e a minha mãe do Porto! Acredite Pólo que as pessoas de Lisboa têm pronuncia! "Ôça!" , " "Lesboa" e "Vou ao "Quelombo"" é quanto basta para saber se alguém é de Lisboa ou não! :)

Nanaúuu disse...

para além do "coalho" e do "joalho", também conheço pessoal de Lisboa que diz "LEsboa" e "lesboetas" :) Vá, eu sou de Condeixa e troco assumidamente os "V" pelos "B", é tudo "berdade"

Tété disse...

Claro que têm pronúncia. Eu sou de Coimbra e acho que Lisboa tem a sua própria pronúncia. :)

Sandra Silva disse...

Polo, eu nortenha de gema tenho pronuncia, sim! E não é pronuncia do Porto, isso seriam outros quinhentos, tenho pronuncia do norte, pronuncia da minha cidade. Mas tenho a dizer-te que tens razão, os lisboetas não tem pronuncia, isso é para as gentes cá de cima, os lisboetas têm sotaque, conheço alguns/as e sim eles/as têm sotaque lisboeta, há quem diga que é mais chique, não sei se é por isso que dizem que não tem pronuncia, mas que são (na sua maioria) carregadinhos de sotaque, lá isso são. E eu adoro rir-me com o sotaque deles/as como eles/as se riem da minha pronuncia. Regionalismos, digo eu!!!

L. disse...

Sim, eu também acho que tem. Se todas as regiões falam de forma diferente umas das outras, então, todos tem a sua pronúncia. Eu sou minhota, vivo em Lisboa. Quando vou ao norte já dizem que tenho pronúncia de Lisboa, logo...

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Eu nunca disse oralha...mas as pronuncias pespegam-se muito em mim!

tata disse...

Mas que desparate, querem lá ver que agora temos pronuncia? :)

margas disse...

Não sou exactamente de Lisboa, mas de perto e é óbvio que nós não temos pronúncia nenhuma!

Eenesh disse...

Eu sou lisboeta e também achava não ter pronúncia... até começar as aulas de Sociolinguística.
Tenho a dizer que, sim, existe pronúncia de Lisboa :)

Só comigo disse...

Temos pronúncia sim. mas eu só me acuso nos O fechados, no coAlho e joAlho. Digo Lisboa, táxi!

Mafalda disse...

Pólo, toda a gente tem sotaque, menos os alfacinhas. Sou crente nisso. Toda a gente acha que sim, porque todos falam de uma maneira diferente da nossa!

Cláudia disse...

Lesboa, menistro, felipa, ôça, tamem... fora os coAlhos e por aí em diante.

Na Província disse...

Todos temos, podemos não dar conta, mas todos temos!
Eu Minhota de alma e coração, também achava que não tinha, até ouvir a minha voz gravada :)

Conto de Fadas disse...

Para quem é de Viana como eu, e portanto tem pronúncia minhota como eu, a sensação que me dá ao ouvir lisboetas a falar é que estão sempre a colocar a voz de forma forçada para parecerem chiques. Eu sei que não tem nada a ver, é a forma de falar, mas nós falamos dessa forma quando estamos a tentar parecer chiques. hehehe

Estive 10 dias em Lisboa no Verão e toda a gente que falava me dava essa sensação.

Anabela Dias disse...

Os lisboetas tem pronúncia e bem acentuada! Pela minha parte, não vou a lado nenhum sem que me perguntem se sou do Norte (sou de Guimarães). Adoro todos os sotaques, quanto mais estranhos melhor, mas sempre achei curioso que por exemplo, os pivôs dos telejornais não tivesse sotaque nenhum. Mas de onde é que eles são, afinal? :) Onde é que está a fábrica nacional que produz esse pessoal sem pronúncia nenhuma?

Joana come a papa disse...

Como pessoa nascida no centro, que aprendeu a falar no norte e que viveu grande parte da vida na capital, posso dizer que entre as várias pronúncias que tenho a mais gozada é a lisboeta à custa dos Lesboa, coalho, oralha, joalho...

Marco Neves disse...

O sotaque será, numa definição apressada, a forma como se fala em determinada região/cidade/classe social, etc. Há quem tenha uma pronúncia muito individual. Há quem fale tal e qual se ouve na televisão. Mas não há rigorosamente ninguém que não tenha sotaque. Dizer que alguém não tem sotaque é o mesmo que dizer que há quem não tenha cor da pele…

Nut-ella disse...

AHAHAHAH, os alfacinhas têm pronúncia sim e não é pouca :) Quem não tem pronúncia são os conimbricenses, é o que dizem e de facto, da minha experiência, comprovo.

Catarina Pereira disse...

Em Coimbra é que não há pronúncia! Os Lisboetas dizem "tefone" e "figorífico"! :)

Catarina Pereira disse...

Em Coimbra é que não há pronúncia! Os "Lesboetas" dizem "tefone" e "fogorífico"! :)

3A disse...

Opa tão bom! Sou lisboeta de gema e tenho montes de vezes estas discussões... Hehe

Infinitiva disse...

Ai os lisboetas têm pronúncia, têm! ;)

Fátima Bento disse...

Olha, eu digo coêlho... nasci a 15 km de Lisboa, margem sul... acho que deve ser do sol do deserto, ou assim...

Hopscotch! disse...

Sempre achei muita piada ao pessoal de Lisboa que acha que todas as 'terras' têm pronúncia, menos a deles... :) Ora bem, os liboetas tendem a dizer 'coâlho' e 'orâlha' em vez de 'coêlho' e 'orêlha', é verdade, e também gostam de comer os i's em palavras como baixa, caixa, faixa, etc., que pronunciam 'baxa', 'caxa' e 'faxa'. Também não dizem ouça ou oiça, e sim 'ôça', mas onde se percebe melhor é mesmo quando dizem 'Lesboa' ou 'lesboeta'.

Paulinha disse...

Querida Pólo, sendo tu psicóloga, sabes muito mais disto que eu, mas tenho ideia que depois da fase da "negação" existe, algures a "aceitação". Tu vais chegar lá :D (falando de experiência, siiiim, bós tendes sotaque! :p )

Sónia Barreto disse...

Existe uma forma, realmente, dos lisboetas dizerem certas palavras, como os exemplos aqui dados, "coalho" ou "joalho"

Agora, acharem que é sotaque de Lisboeta dizerem "quelombo" ou "tefóne" isto já considero mau português e não sotaque.

Sílvia disse...

Claro que têm pronúncia. Já deram bons exemplos em cima. Os meus primos de Lisboa têm sotaque e dizem lEsboa por exemplo.

A Maria João resumiu muito bem "A distiñção que faço é que os lisboetas dizem "ôôô",sons fechados e os tripeiros dizem "óóó", de boca bem aberta!!!"

E pronto eu sou do Norte, logo digo os óóós :) E de vez em quando troco os V's pelos B's :)

Vitória disse...

Sou alentejana, de Elvas, mas não tenho muita pronúncia alentejana e muito menos de elvense que tem uma pronuncia muito própria. Mas... quando estou a falar, sempre que digo alguma palavra com a pronuncia alentejana lá vêm os lisboetas gozar comigo! Até que comecei a namorar com um alfacinha (com mãe de Coimbra e pai da Guarda)e aí comecei a reparar em "lEsboa" , "mEjar", "trEUze", "estEIja", etc.
Acreditem, virou-se o feitiço contra o feiticeiro e adoro gozar com ele! E olhem que o meu namorado adorava que eu falasse mais "alentejano"! :P

CoriscaRuim disse...

É'quela, queres mesmo que eu comente?

Patricia M.M.C. disse...

Pior que eu não existe: alfacinha de gema, que viveu durante VÁRIOS anos em Londres (cockney-slang) e que agora vive no Porto (carago!). Até há quem pergunte se sou dos Açores :D

Butterfly disse...

Desculpa, mas os lisboetas têm pronúncia!!! Ah pois é!!!

Sofia disse...

É verdade, a pronúncia existe! Tanto que eu digo isso de "coélho" e não "coâlho" e já me aconteceu dizer "joélho" e as pessoas ficarem a olhar para mim e pedirem-me para repetir. A pronúncia de Lisboa existe, Pólinho. Há que viver com isso!

São João disse...

Têm sotaque sim senhora e é horrível. E até tens vários tipos, tens o sotaque de Alcântara, tens o sotaque de Cascais, etc... E em lisboeta não se diz Lisboa, é Lesboa. "Sempe vaizóxaldos compráruxapatus?"

AL disse...

Como já contei sou monte-estorilense no Porto há 9 anos.

O meu marido gozava-me quando eu dizia rio ou tio.

Riuuuuuuuuu
Tiuuuuuuuuu

E ele diz lá "Ele riu para o rio"
E só aí...só aí...reparei que dizia os dois da mesma forma...
É f...lixado...

Moça dos Padrões disse...

LOL a sério ?!!!!

Bluebluesky disse...

Bolas, se Lisboa não tem pronúncia...! Tem sim senhor e não é nada "leve" :)

Lady C disse...

Claro que não temos! Nós falamos normalmente! Todos os outros é que têm, como é óbvio.

Gelatina de morango disse...

Ainda a semana passada falei sobre isso com colegas de trabalho, quando uma colega me disse toda contente que tinha encontrado uma açoriana que falava igual a mim (sou madeirense, mas para a minha colega tudo o que sejam ilhas de Portugal é a mesma merd@).
Eu perguntei no meio dessa conversa "e já agora quem é que decidiu que são os lisboetas que não têm sotaque?". Confesso que é uma questão que me intriga há uns valentes anos. E, entretanto, continuo sem saber a resposta...

Jibóia Cega disse...

Passa aí o tefone que eu quero ligar aquela minha amiga que mora em Lesboa ali perto do riu. Quero pedir-lhe a receita de coâlho com cervâja!

M D Roque disse...

Eu tenho o sotaque de Lisboa, que segundo os puristas é botar âââs em tudo.
E eu ráládâââ.....

rafaela disse...

Não tirem a pronúncia/sotaque aos lisboetas!! Isso faz parte da cultura dos povos e nada tem a ver com Português correcto ou não... Qualquer pessoa que fale tem pronúncia/sotaque, e isso é tão bom :)
Os desgraçados dos lisboetas já não têm terra (poucos, muito poucos dizem que são de lisboa) não lhes tirem também a pronúncia.
E não é delicioso ouvir um lisboeta a dizer: salchicha?!?!

Mae da Foca disse...

Sem esquecer o Flipe e a Flipa! :D

Cristina disse...

Sou do Porto e posso garantir-te que os lisboetas têm uma pronúncia bem definida e bastante notória! É normal que não a reconheças porque estás habituada a ela.´

Bjs

Katy Single disse...

Se querem falar de sotaques, eu sou de S. Miguel, ah pois!! Eu ganho a vocês todos ahahaha..
(mas vivo cá em Lisboa à 9 anos)

Sílvia disse...

Então não têm! Há zonas do país que têm muito menos sotaque, como Coimbra, Santarém, Leiria... Vê-se até na palavra tio, que vocês dizem "tiu" e o resto diz "ti-o". E além disso os da linha têm uma espécie de "cantar" que os de Lisboa não têm. Não estou a falar de trocar "e" por "â" mas há uma fluência e entoação no discurso bastante marcada e tu, Pólo Norte, tens esse "cantar" porque vi logo quando ouvi a tua voz ao telefone no programa da Sic que eras dessa zona. Não sei bem como explicar sem parecer mázinha mas a verdade é que falam como se estivessem sempre a fazer queixinhas à mãe que o irmão mais velho roubou um brinquedo.

Ana Lima disse...

eu sou lisboeta de gema e também sempre disse que não tenho pronuncia :) nem nunca pensei de outra maneira lolol , beijinhos de uma leitora assidua aqui do pólo Norte Finlândia :)

AB disse...

Nem pronúncia nem sotaque, nem coisíssima nenhuma! É português do mais alto nível!

gralha disse...

Muitos têm mas nem todos (tal como no Porto, por exemplo). Sou lisboeta e irritam-me os lisboetas que dizem Lesboa, treuze, chórisso, entre outras maravilhas. Quantos aos coalhos, só os passo a coêlhos quando os portuenses chamarem vélhos aos vâlhos.

gralha disse...

Já agora, para as pessoas que acham que mEnistro, vEzinho, FElipe está errado, http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=1303.

Lucente disse...

Topa-se um lisboeta a léguas: o meu marido é lisboeta e também achava que não tinha sotaque, até se ter mudado para aqui no Norte, e o pessoal começar a gozar com ele por causa do "treuze", "dezuito", "riu" e "tiu"...

Joana Matos disse...

Claro que não temos pronuncia nenhuma (por muito que as pessoas que não são de Lisboa nos queiram fazer acreditar que temos).
Não temos, não temos, não temos :

Sara* disse...

Claro que têm! Há sotaques um pouco por todo o país... E, sim, os lisboetas falam com a boca fechada, o que, como mulher do norte, me irrita profundamente! Afinal tem de se abrir a boca para se falar em condições, ou não?

Inês E. disse...

Têm pronúncia sim. E quanto mais para os lados de Cascais vamos, mas ela se acentua.

Pedaços disse...

Eu alfacinha, quando uma vez estive no Porto, uma rapariga disse-me: tens um sotaque estranho. E eu apensar, tu és do Porto e eu é que tenho um sotaque estranho? Eu não tenho sotaque!

Mas a verdade é que os Lisboetas têm sotaque sim! Ele é o Coalho, espalho, taxto e afins.

Segundo dizem, onde se fala melhor português é em Coimbra.

Mónica disse...

O facto de as pessoas de Lisboa dizerem "coâlho" (que, em termos fonéticos, se escreve/kuɐʎu/) em vez de "coêlho" (/kueʎu/)não é, de todo, um sotaque: é português padrão. Dizer "coêlho" ou "lêite" é que é um regionalismo. Já quando dizem "menistro" ou "vezinho" estão apenas a omitir a vogal (/mniʃtru/, /vziɲu/) - um fenómeno muito comum no português falado (qualquer que seja o dialeto).
Mas nenhuma das "versões" é incorreta! No português europeu existem diversos dialetos diferentes (http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=11859), que são nada mais do que isso, diferentes - não se pode dizer que um está certo e outro errado ;)

Mafarricas dos Santos Amém disse...

Épá, para mim essa cena do "treuze" e "Quelombo" e afins é português mal falado e não sotaque lisboeta.


HF

Paula disse...

Os Lisboetas dizem Lesboa.
Não suporto e nasci nesta terra!
vidademulheraos40.blogspot.com.

m. disse...

O que foi definido como português europeu padrão correspondia à pronúncia das classes letradas de Lisboa, que era também o que se falava na Universidade de Coimbra e por isso há ainda muita gente de Coimbra (eu sou de Coimbra, ainda que já não viva lá há mais de 10 anos) que insiste que a pronúncia portuguesa padrão é a de Coimbra. Ora, isso é falso porque as pessoas comuns naturais de Coimbra, excepto as letradas, não falavam com essa pronúncia, tal como as pessoas de Lisboa não letradas também não falavam essa pronúcia. Ou seja, é como o inglês britânico padrão - o Queen's English - que ouvimos na BBC e que os professores de inglês nos ensinam mas não é o mais corrente nem mesmo em Londres.
Resumindo, em todas as regiões há pronúncias pela simples razão que, o que foi definido como padrão, é uma forma de falar artificial para a maioria da população. Só em Lisboa, noto diferenças significativas entre a pronúncia das pessoas realmente de Lisboa e várias pronúncias suburbanas, nomedamente uma pronúncia da zona da linha de Cascais (e nem me refiro ao estilo de falar das 'tias'; isso já é outra história), uma de Sintra muito parecida com a de Lisboa e uma outra para a zona de Mafra.

Joana C disse...

Pólo, Adoro-te, pá!!
Mas a tua pronúncia é mesmo típica, tal como a minha e dos restantes habitantes deste país! :-)
Até a maneira como dizes "Ana" é diferente :-D

Humberto disse...

Mas... a pronúncia Mãe do Português não é desde sempre a da região de Coimbra, alias , a que muito se assemelha a pronuncia da Ilha do Faial, principalmente na cidade da Horta?
Humberto Carreiro
Ponta Delgada.. (a cuja pronúncia chamam de açoriana)

Humberto disse...

Mas... a pronúncia Mãe do Português não é desde sempre a da região de Coimbra, alias , a que muito se assemelha a pronuncia da Ilha do Faial, principalmente na cidade da Horta?
Humberto Carreiro
Ponta Delgada.. (a cuja pronúncia chamam de açoriana)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...